Ver.ª Claudinha Jardim (DEM)

Professora Claudinha Jardim

Jovem, entusiasmada e com muita vontade de trabalhar, a Professora Claudinha Jardim inicia o segundo mandato com invejável maturidade política de quem já atuou, em nível de excelência, nos poderes Executivo e Legislativo.

Eleita pela primeira vez, em 2012, com o aval de 1.116 guaibenses que acreditam na nova política, Claudinha Jardim aceitou o desafio de estar à frente da Pasta de Agricultura e Meio Ambiente. A partir dali, mostrava-se que seria uma pessoa pública diferenciada.

 

Uma Gestora Competente

De janeiro de 2013 a agosto de 2014, Claudinha Jardim fez história na Secretaria do Meio Ambiente, como uma das gestoras mais atuantes da história de Guaíba. Dentre suas atividades, destaque para a Criação do Ecoponto; início do processo de implantação do SIM; fim de pontos de descarte irregular de lixo, como vinha ocorrendo à época, nos bairros São Jorge e Primavera, Praia da Alegria e Praça da Luz. Organizou, também, o “Projeto cidade mais limpa”.

No eixo estrutural da Secretaria, garantiu a aquisição de equipamentos pra patrulha agrícola; e aquisição de reboque para transporte de cavalos.

Sempre próxima da Comunidade, Claudinha Jardim foi a primeira secretária a visitar o Assentamento 19 de Setembro em 22 anos no Município.
Com orgulho, fomentou políticas públicas para a criação da Semana da Agricultura, bem como a feira do Peixe, na Cohab, e a Feira da Agricultura familiar.

Mesmo em um pequeno período de tempo, as mudanças eram visíveis.

 

Uma Legisladora Atuante

A trajetória política da Professora Claudinha Jardim, entretanto, precisava alicerçar suas bases no Poder Legislativo.

Uma das vereadoras mais atuantes de Guaíba, teve como marca de seu primeiro mandato os Projetos de Leis de Libras, sobre o Autismo e o Educador do ano, sendo a parlamentar com o maior número de proposições apresentadas.

Claudinha Jardim foi secretária da Mesa, no ano em que a Casa Legislativa recebeu o “Prêmio Transparência”, deferência do Tribunal de Contas da União (TCE); além de ter sido membro titular da Comissão de Justiça e Redação e membro suplente na Comissão de Finanças.

Seu primeiro mandato foi norteado por muito trabalho, ética e transparência.

 

A Voz da Comunidade

Os excelentes resultados conquistados no primeiro mandato como vereadora de Guaíba, culminaram com a aprovação de 1206 guaibenses que referendaram o trabalho de Professora Claudinha Jardim. Novamente eleita, a Voz da Comunidade seguirá dentro da Câmara de Vereadores, com diferentes propostas, outras lutas da sociedade guaibense, mas, sempre, com a mesma vontade de trabalhar. 

Em 2017, assume como presidente da Comissão de Cultura, Saúde, Educação e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Guaíba. Com isso, em seu segundo mandato, a Professora Claudinha Jardim está dando prioridade para os eixos de “Educação”, “Inclusão”, “Meio Ambiente” e “Saúde”.

Sempre ligada a causa feminina, é a atual presidente do Democratas Mulher do Estado do Rio Grande do Sul e integrante da Comissão Feminina da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs).

 

Uma mãe, uma Educadora, uma amiga

O currículo político da Professora Claudinha Jardim apresenta, sem dúvidas, uma pessoa forte, batalhadora. E realmente é. A competência no desempenho de seu trabalho, entretanto, não tira espaço de uma pessoa meiga, da sensível mãe de cinco filhos, daquela professora, que sempre acreditou no futuro através da Educação.

A Professora Claudinha Jardim segue sendo a mesma amiga de sempre. E que a cada dia está mais feliz em poder levar os teus anseios para dentro da Câmara de Vereadores sendo a tua voz. A nossa Voz. A Voz da Comunidade.

FILTRAR PROPOSIÇÕES

Últimas Proposições de Ver.ª Claudinha Jardim (DEM)

PL 017/2017 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação da frase "Desrespeitar, Negligenciar ou Prejudicar Idosos é Crime", no transporte coletivo, repartições públicas municipais, postos de saúde, hospital privado, pronto atendimento e agências bancárias no âmbito do município Ver.ª Claudinha Jardim REQ 104/2017 - Requer saber a previsão para regulamentação da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, artigo 22, seção da II Lei Orgânica da Assistência Social Ver.ª Claudinha Jardim REQ 089/2017 - Qual a possibilidade do Município realizar eventos nos finais de semanas e feriados, como “Feiras Gastronômicas”, visando fomentar a gastronomia local, com a participação de “Food Bikers” e “Food Trucks”? Além destes eventos, existe a possibilidade da realização de um evento oficial anual, buscando parcerias com os municípios da Região Costa Doce do Estado? Como está a questão da regularização das atividades denominadas “Food Trucks” e “Food Bikers” no Município? 4) Em relação aos profissionais “ambulantes”, qual a viabilidade dos mesmos também serem itinerantes, não tendo a obrigação de ficar somente no mesmo local pré-estabelecido? É possível uma alteração no código tributário para essa regularização? Qual o número de ambulantes no Município; e quantos destes estão devidamente regularizados? Ver.ª Claudinha Jardim REQ 078/2017 - De que forma é organizado o cronograma de recolhimento de resíduos inertes, tais como: galhos, restos de podas, bem como de limpeza nos bairros do Município? Qual é a orientação aos munícipes que tenham resíduos inertes e não sabem como realizar o descarte de forma correta? Em 2017, as vias da Zona Sul do Município já foram ajustadas dentro do cronograma? Há alguma previsão para a realização deste serviço? Ver.ª Claudinha Jardim REQ 050/2017 - Requer saber se a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cohab está com falta de material de higiene e se há alguma previsão de conserto do ventilador na sala de espera, que está estragado. Ver.ª Claudinha Jardim
Ver as 530 Proposições de Ver.ª Claudinha Jardim (DEM)